Um pouco de Shoujo

Blog de resenhas de animes shoujo, comédias, romances, entre outros gêneros. Além de abordar também filmes, mangas e doramas.

Sobre Animes e o "Ser pai": Usagi Drop!

By 14:13 , , ,

O texto abaixo é uma resenha sobre o anime “Usagi Drop” da minha amiga Pandora do blog “Uma Pandora e sua caixa”. Como eu ainda não consegui fazer a resenha desse anime e como a dela é uma resenha excelente e completíssima, resolvi pedir permissão para publicá-la aqui!


Aproveitem!

Pers


Sobre Animes e o "Ser pai": Usagi Drop! 


 Segundo a Wikipédia a palavra ANIME:
"... tem significados diferentes para os japoneses e para os ocidentais. Para os japoneses, anime é tudo o que seja desenho animado, seja ele estrangeiro ou nacional. Para os ocidentais, anime é todo o desenho animado que venha do Japão."

E esse não é um blog dedicado a animes*, mas, como alguns sabem e outros suspeitam, eu costumo assistir esse tipo de animação com alguma frequência e ocasionalmente me sinto emocionalmente obrigada a registrar quando isso ocorre aqui.

Usagi Drop é um anime que conta a história de como um homem de 30 anos, Daikichi, se torna pai de uma menina de 6 anos, Rin, de forma muito original e rotineira ao mesmo tempo... Afinal, ao mesmo tempo que é improvável que alguém descubra que seu avô falecido deixou uma filha de 6 anos, é meio corriqueiro ver homens de 30 vivendo os desafios da paternidade, mesmo nunca tendo desejado ardentemente ser pai. 
Rin e Daikichi se conhecem no velório do avô que o Daikichi e todo o resto da família não viam ou tinham notícia a anos. Então todos se surpreendem com a pequena Rin e ficam totalmente sem saber o que fazer ou o destino a dar aquela menina aparentemente tímida, cuja mãe, além de tudo, é desconhecida de todos.


Rin aparece do nada na vida deles e já aparece como uma responsabilidade que ninguém quer assumir, afinal todos sabem o quanto uma criança exige, exceto talvez o herói dessa história rsrsrs... A decisão da família é levar a menina para um orfanato, mas na hora H o Daikichi, um solteirão de 30 anos que mora sozinho e nem namorada tem, decide adotar a Rin.

Aparentemente do nada ele toma para si essa responsabilidade, sem ter nem ideia do que é cuidar de uma criança e dando inicio a uma história muito linda cujo nome é "Usagi Drop" e nós podemos acompanhar em 11 episódios muito fofos, com uma estética linda, terna, impecável!!! Sim, eu amei superlativamente falando!!!

Como Daikichi não sabe nada sobre cuidar de crianças é a Rin, os outros pais que ele conhece ao longo da história e os muitos sustos naturais a paternidade que vão ensinando na prática como as coisas são ao nosso nobre herói... Realmente as boas intenções são ótimas para encher o Inferno porque o que deve encher os céus são mesmo as boas ações e como Daikichi é bom em ter boas práticas como pai!!!
É sabido por todos que "ser pai" não é fácil acompanhado, o que se dirá sozinho??? Até eu sei o quanto coisas aparentemente fáceis podem ser muito difíceis e as difíceis podem ser até muito agradáveis, mas não deixam de ser difíceis por isso!

Várias são as descobertas, os desafios, as pequenas coisas a descobrir e realizar quando o assunto é ser pai solteiro. Como por exemplo: arrumar o cabelo da moça, lindo observar como ele aprende pouco a pouco; criar horários para estar junto, Daikichi acaba tendo que trocar de posto na empresa; a adaptação a nova rotina; a constatação de que o pai é um exemplo; o abandono de velhos hábitos pelo simples motivo de fazerem mal a criança; aprender a pensar nos outros antes de pensar em si; a nova convivência com as crianças; a emoção contida nas festinhas da escola; o valor de uma foto!


O sofrimento com as enormes coisas pequenas tipo doenças infantis; a emoção advinda da simples troca de dentes de leite por dentes permanentes; o valor da vida, a sua vida, afinal se você é pai você sabe que não pode morrer nem tão cedo, afinal quem vai cuidar melhor que você da pequena? A alegria de ver outro ser humano descobrindo as coisas boas da vida, como uma flor que vai desabrochando na primavera!

Pensando nisso eu constato que nem todos os homens que se vem responsáveis por uma criança conseguem se transformar em pais... Ser pai é algo muito mais complexo do que fecundar um ovulo, registrar uma criança em cartório ou pagar as infindáveis contas que uma criança gera naturalmente.

Para ser pai é preciso se deixar envolver por essa onda que é uma criança, deixar mesmo que ela sozinha, e sem esforço, tome conta da sua vida inteira, ao menos por um tempo, ser pai é permitir que uma filha ou filho se torne importante.

Eu não sei o que é "ter filho" ou "ser mãe", nunca vou "ser pai" (por motivos óbvios rsrs), mas qualquer pessoa que pare e observe pais e mães verdadeiros vai ver que algo como um filho modifica totalmente a vida de um ser humano, seja ele homem ou mulher, e isso geralmente é muito positivo... A paternidade e a maternidade costumam fazer as pessoas reverem conceitos e se tornarem seres humanos melhores.

Quando uma criança nasce com certeza ela tem muito a aprender sobre esse lugar assustador, lindo, glorioso e cruel que é o mundo, mas tenho a sutil impressão que toda criança também tem muito a ensinar ao mundo a começar pelos seus responsáveis.

Rin ensina ao Daikichi assim como os filhos ensinam aos pais coisas que eu ainda não sei, mas suspeito. Usagi Drop lembra ainda que não existe uma única forma de ser pai ou um pai perfeito... E me faz pensar que talvez existam várias formas de ser pai e nenhuma delas seja a perfeita.
E a propósito disso, só para constar, hoje é aniversário do meu pai... Ele não é o tipo que ler blogs ou coisas do gênero, nós não somos o tipo que vive agarrado um ao outro e coisas do gênero... Na verdade nós costumamos brigar assim, mais ou menos, com pequenas variações disformes e raras, "um dia sim e o outro também", por motivos tão fúteis que chegam a ser irritantes para quase todo mundo a começar por nós dois. 
Mas, ainda assim um Pai é sempre um Pai e vale a pena lembrar disso em qualquer tempo e mais ainda no dia do aniversário.

Download: Yokai animes 
Pandora

*Pandora se refere ao blog dela!

You Might Also Like

14 comentários

  1. Ai como me sinto chique, fina, uma resenha feita por mim aqui!!! Obrigada Pers, é uma honra!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço por me deixar postar a sua resenha!!!

    ResponderExcluir
  3. Nunca vi "Usagi Drop", mas já me falaram muito bem da série. Com essa crítica tão emotiva, fiquei ainda com mais vontade de ver o anime!

    ResponderExcluir
  4. Assiste sim Natsuriko vc vai gostar!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou pra assistir esse anime desde que a Pandora falou dele no blog dela.

      Excluir
  5. Oi Aleska, assiste e depois comenta com a gente!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá!! Eu assisti esse anime USAGI DROP e é muito fofinho. Eu Adorei!! (TAMBÉM ADOREI O SEU BLOG!!) BEIJOS

    ResponderExcluir
  7. Nana obrigada! Volte mais vezes!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Aproveitando, você conhece algum anime nesse mesmo estilo?
    Ex: Aishiteruze Baby, usagi drop, etc...

    Achei Usagi Drop bem Kawaii, e recomendo o Aishiteruze Baby.

    ResponderExcluir
  10. Ai Rodrigo o termo "Kawaii" é tão subjetivo pra mim, mas já que vc gostou de Aishiteruze Baby e Usagi Drop talvez vc goste de Chihayafuru, Hanasakeru Seishounen e Kuragehime. Espero ter te ajudado!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii muito lindoooooooooooooo

    ResponderExcluir