Um pouco de Shoujo

Blog de resenhas de animes shoujo, comédias, romances, entre outros gêneros. Além de abordar também filmes, mangas e doramas.

Helena do Studio Session

By 17:27 , , ,


Oi gente! Dessa vez não é a Pers que fala, e sim a Pandora. Eu já andei por aqui em outros posts, sou sócia da Pers em outros projetos e a sociedade chegou até aqui. Espero que vocês gostem dos meus posts tanto quanto gostam dos dela.

Desde minha adolescência sou apaixonada por Machado de Assis. Lembro até hoje o dia no qual perguntei a minha professora de português sobre ele com Dom Casmurro nas mãos e ela disse: "Ele é muito irônico!". Eu pensei no mesmo instante: "Adoro ironia!" e comecei minha trajetória com o Bruxo do Cosme Velho que percorreu toda a sua obra. Como comecei com Machado no auge de seu sarcasmo quase cruel, Helena foi uma história que me surpreendeu e ficou presa no meu coração pela sua doçura, romantismo, leveza e desfecho dramático.


Então quando vi o anuncio que o Studio Seasons faria uma adaptação do livro fiquei encantada, contando os dias, horas, segundos... Devorando cada notícia que vi pela frente até finalmente conseguir ter o meu exemplar em mãos e não me frustrei em nada.

Nele conhecemos a história de uma tradicional família rica dos tempos do Império do Brasil, a família Vale. Quando o patriarca da família, Conselheiro Vale morre, revela em seu testamento a existência de uma filha ilegitima a qual ele deseja vê incluída no seio familiar composto por seu filho Estácio e sua irmã Dona Úrsula. 


Para os moldes da sociedade hierarquizada, desigual, hipócrita e simbolicamente violenta do século XIX, o desejo do Conselheiro Vale seria no minimo extravagante, um tanto inadequado. Tudo bem ter uma filha fora do casamento, muito correto lhe deixar um legado, mas impor sua aceitação no núcleo familiar? Definitivamente excessivo! 


No entanto, também segundo os moldes da sociedade patriarcal do século XIX brasileiro, a vontade do patriarca era uma ordem a ser respeitada e nada mais. Assim Estácio e Dona Úrsula aceitam Helena e quão surpresos não ficam quando a jovem passo a passo vai provando ser de valor inestimável e conquista a todos..

"Helena praticava de livros ou de alfinetes, de bailes ou de arranjos de casa com igual interesse e gosto, frívola com os frívolos, grave com os que o eram, atenciosa e ouvida, sem entono nem vulgaridade. Havia nela a jovialidade da menina e a compostura da mulher feita, um acordo de virtudes domésticas e maneiras elegantes."

Aliás, TODOS não, o Dr. Camargo, amigo da família tem lá suas ressalvas a jovem. Ressalvas essas que se intensificam quando esse percebe que os sentimentos de Estácio por Helena se tornam mais fortes dos que ele nutre por sua frívola filha que ele ardentemente deseja casar com Estácio.


E como se não fosse suficiente ainda existem mistérios cercando a jovem... Mistérios sobre sua origem, seus passeios a cavalo, suas crises de consciência temperados por uma ameaça de amor incestuoso entre ela e o irmão.

Helena é um legitimo folhetim do século XIX, uma novela, um roteiro perfeito para um shoujo. Eu simplesmente amei ter essa história cheia de reviravoltas, romance e drama em mão. Pela calor do reencontro com uma história querida ri, pela emoção gerada pelo desfecho da história chorei, por tudo que ela é eu recomendo para todas e todos.


Jaci - Pandora
Dados da Obra

Titulo: Helena
Autor: Studio Seasons 
Ano de Publicação: 2014
Páginas: 256
Editora New Pop

You Might Also Like

2 comentários